A Empresa

A empresa Sensores Especiais Arrecifes, SEA, CNPJ: 21.053.305/0001-31, visa cobrir um nicho de mercado para fabricação de sensores inteligentes e instrumentação eletrônica para medição, teste e controle, sendo essa sua competência estratégica ou essencial. Além disso, nela é realizada pesquisa e desenvolvimento em materiais especiais, componentes eletrônicos e serviços de engenharia, com especial atenção à indústria de bebidas, alimentos, petróleo, gás e energia. A empresa está cadastrada no Portal Inovação do MCTI, sob o número de registro 18535. Também está cadastrada no SEBRAETEC. Um dos produtos é o medidor em linha de produção da concentração de álcool em bebidas para o qual existe interesse da indústria de Pisco e que poderá ser fornecido para a indústria de aguardente de cana, além de outras bebidas alcoólicas. O medidor de concentração de álcool pode ser utilizado principalmente pelos pequenos e grandes produtores de destilados, já havendo interesse em sua utilização na produção de Pisco, em destilarias do Peru. Além desse mercado, tem-se a produção de aguardente de cana. Representando um mercado total de mais de 100000 destilarias, só no Brasil e Peru. Trata-se uma empresa de base tecnológica.

Sensor é um componente que converte energia, gerando um sinal a ser processado. Um caso particular de grande interesse é quando a transformação resulta em energia elétrica para posterior processamento eletrônico. Esse processo é denominado transdução, portanto o sensor é um transdutor de entrada. Entre os tipos de sensores pode-se citar: pressão, nível, vazão, temperatura, proximidade, deslocamento, vibração, aceleração, células de carga, gases tóxicos, giroscópio, umidade, pH, etc. O mercado de sensores é bastante competitivo. Porém, o sensor é um componente cujo desempenho tem que ser optimizado para a aplicação. Assim sendo, a proximidade entre fornecedor e cliente é crucial para se obter alto desempenho. Outro aspecto do mercado de sensores é sua fragmentação devido a grande quantidade de componentes que podem ser fabricados para uma ampla variedade de aplicações. No mercado nacional, existe um estímulo a mais que é a exigência legal de conteúdo nacional em alguns setores industriais brasileiros.

Histórico da empresa

A empresa Sensores Especiais Arrecifes, SEA, criada em 17 de setembro de 2014, foi pré-incubada no Centro Incubador de Empresas de Sergipe – CISE, desde junho de 2014. Atualmente passou para a fase de incubação no SERGIPETEC. A empresa SEA é um desdobramento do trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizados no Laboratório de Dispositivos e Nanoestruturas, LDN, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O LDN foi criado em 1996, e desde então tem buscado combinar tecnologia apropriada, foco na aplicação e recursos humanos qualificados para o desenvolvimento de tecnologia avançada com impacto na economia brasileira e mundial. Em particular, a ênfase tem sido na área industrial, tendo desenvolvido projetos com diversas empresas, tais como: PETROBRAS, ALTUS, Qualihouse, Teikon, Philips. No LDN, foi criado um ambiente de projeto eletrônico comercial, a design house TE@I2, com apoio do CNPq, em 2009. Também é de interesse para a SEA os trabalhos realizados no Laboratório de Nanotecnologia Aplicada à Alimentos - LNAA da UFPE. A empresa SEA deverá celebrar um convênio com a UFPE, para poder usar a capacidade técnica instalada no LDN, no LNAA e no Núcleo de Engenharia na Escala Nanométrica. O convênio possibilitará também a transferência tecnológica e possibilitará o treinamento técnico da equipe de engenharia da SEA.

Visão

Uma empresa de alta tecnologia que através da convergência entre nanotecnologia, sensores inteligentes e instrumentação realize produtos que ajudem a aumentar a produtividade de seus clientes.

Missão

Desenvolvimento e fornecimento de alta tecnologia em sensores e materiais especiais para atender as necessidades estratégicas de empresas e do país, contribuindo para o aumento da competitividade.

Objetivos/Metas:

© 2015 Todos os direitos reservados.